Versão Preliminar do Diagnóstico sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos no Espírito Santo
Já está disponível a Versão Preliminar do Diagnóstico sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos no Espírito Santo no site do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Espírito Santo (PERS/ES).
O diagnóstico foi produzido com a finalidade de identificar, quantificar e qualificar a realidade da gestão de resíduos sólidos no estado do Espírito Santo e será a base orientadora dos prognósticos e das proposições de cenários do PERS/ES e, por consequência, importante para definição de diretrizes, metas e para o detalhamento dos futuros programas, projetos e ações. O diagnóstico foi realizado para cada tipologia de resíduos sólidos, classificados quanto à origem, segundo as tipologias definidas pela Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei 9.264/2009) compatibilizadas com as tipologias estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, quais sejam:
- Resíduos Sólidos Urbanos (RSU);
- Resíduos dos Serviços Públicos de Saneamento (RSPS);
- Resíduos da Construção Civil (RCC);
- Resíduos de Serviços de Saúde (RSS);
- Resíduos de Serviços de Transportes (RST);
- Resíduos de Mineração (RM);
- Resíduos Industriais (RI)
- Resíduos Agrossilvopastoris e Agroindustriais (RAA); e
- Resíduos com Logística Reversa Obrigatória (RLRO), que incluirão os Resíduos Eletroeletrônicos (REEE).
Para a construção do diagnóstico, foram utilizadas informações desde a geração de resíduos incluindo estimativas dos volumes gerados, formas de armazenamento utilizadas (interno e/ou externo), tecnologias de tratamento (interno e/ou externo), destinações diversas (como reciclagem) e disposição final empregadas por tipologia de resíduos sólidos.
Para acessar a Versão Preliminar do Diagnóstico sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos no Espírito Santo clique em “Acompanhe” na página inicial do site ou clique aqui.
Aproveitamos para convidá-lo a dar sugestões para a elaboração do PERS/ES por meio da opção Consulta Pública e ou enviar alguma dúvida sobre o diagnóstico por meio da Solicitação de Esclarecimento.
Veja a notícia original no site do PERS/ES.