UFES e Ministério Público do Trabalho assinam convênio de cooperação técnica
A UFES e o Ministério Público do Trabalho no Estado do Espírito Santo (MPT-ES) firmaram convênio de cooperação técnica para intercâmbio de informações e cooperação mútua didático-científica e cultural.
O documento foi assinado na tarde desta quinta-feira, 23, pelo reitor Reinaldo Centoducatte e pelo procurador-chefe do MPT-ES Valério Soares Heringer e visa à realização de estudos, cursos e atividades culturais em áreas de interesse comum das duas instituições. A partir dele, podem surgir diferentes projetos, cujas atividades serão definidas em planos de trabalho específicos.
Propostas
Uma das propostas no âmbito do convênio é a elaboração de um projeto voltado para associações de catadores de material reciclável. O professor do Departamento de Engenharia Ambiental e Chefe do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental Renato Simam ressalta que a Ufes já aborda essa temática em iniciativas como o Programa de Extensão “Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos: da coleta à valorização”. “A ideia é potencializar ações que já estão em andamento em projetos de pesquisa e extensão da Ufes”, afirmou o professor.
“O propósito é dar sustentabilidade socioeconômica para as associações de catadores, atribuindo meios para eles próprios gerirem seus negócios”, ressaltou o procurador Valério Soares Heringer. Para o reitor Reinaldo Centoducatte, o termo de cooperação entre a Universidade e o MPT-ES representa uma ferramenta que resultará em diferentes ações de pesquisadores. "Por meio dessa parceria poderemos desenvolver novos projetos que poderão qualificar o trabalho dos coletores de materiais recicláveis, bem como das entidades associativas de que participam", apontou.
Texto: Ana Paula Vieira
Original Disponível em: Ufes e Ministério Público do Trabalho assinam convênio de cooperação técnica