Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Engenharia Ambiental

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) está em processo de seleção de candidatos para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado.

A proposta do PPGEA é formar recursos humanos de alto nível e, como resultado de seus trabalhos de pesquisa, desenvolver tecnologias e metodologias de ampla aplicabilidade ambiental, atuando nas áreas de Poluição do ar, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

Na área de Saneamento Ambiental, dentre vários orientadores, tem-se vagas com os respectivos orientadores e linhas de pesquisa do Lagesa:

- Renato Siman: Arranjos sustentáveis para a universalização do manejo de Resíduos Sólidos Urbanos;
- Gisele de Lorena Diniz Chavez: Aproveitamento energético de Resíduos Sólidos;
- Rodrigo de Alvarenga Rosa: Métodos Computacionais para Planejamento da Logística Reversa de Resíduos Sólidos.

O PPGEA, mediante a conjugação de esforços aplicados ao ensino, pesquisa e à extensão, tem os seguintes objetivos: (a) Conferir o grau de Mestre em Engenharia Ambiental, de acordo com as normas acadêmicas da UFES e legislação pertinente; (b) Conferir o grau de Doutor em Engenharia Ambiental, de acordo com as normas acadêmicas da UFES e legislação pertinente; (b) Promover o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em Engenharia Ambiental nas áreas de competência do PPGEA; (c) Propiciar as condições para a formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores na área de engenharia ambiental; (d) Fortalecer a interação entre a pós-graduação e os cursos de graduação da UFES; (e) Promover a interação universidade, empresas, governo e setores públicos e privados representativos da sociedade; (f) Apoiar o caráter de inovação tecnológica por meio do desenvolvimento de produtos e suas respectivas patentes dentro da legislação pertinente; (g) Apoiar a difusão dos resultados de pesquisa.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas no período de 21 de dezembro de 2021 a 17 de janeiro de 2022.

O início das atividades será no primeiro semestre de 2022.

Acesse o edital completo clicando aqui.