Artigo: Charges to Generators for Solid Waste Management Services: An Analysis of the Financial Sustainability of Brazilian Municipalities

O artigo científico "Charges to Generators for Solid Waste Management Services: An Analysis of the Financial Sustainability of Brazilian Municipalities", escrito por pesquisadores do Lagesa, foi publicado no periódico Revista de Gestão Social e Ambiental.
Os autores do manuscrito são os pesquisadores Renato Meira de Sousa Dutra e Renato Ribeiro Siman.
O estudo buscou analisar os modelos de cobrança ao gerador instituídos nas cidades brasileiras avaliando o efeito na autossuficiência financeira nos serviços de MRSU. Para tanto foi realizada uma pesquisa documental com 1.851 municípios brasileiros que declararam a existência de cobrança pelos serviços de MRSU em 2021, que juntos representavam cerca de 47% da população brasileira. Os resultados indicam que a implantação da cobrança aumentou 17% no Brasil, entretanto apenas 8% dos municípios alcançaram a autossuficiência financeira. Os 151 municípios autossuficientes implantaram sistemas usando a área do imóvel na metodologia de cálculo da cobrança. Ao final, foram elencadas boas práticas para a implantação da cobrança.
📍 Acesse o artigo e demais publicações do Lagesa: https://lagesa.ufes.br/pt-br/publicacoes-cientificas