Conferências Regionais do PERS
Durante o mês de maio, a equipe do Lagesa/Ufes realizou 05 Conferências Regionais para continuidade da elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-ES).
As Conferências aconteceram nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e Vitória. Toda a metodologia de trabalho foi planejada para valorizar a participação social na elaboração do PERS.
No processo de mobilização social, as mais diversas estratégias de convite e sensibilização para participação foram realizadas. Utilizou-se a metodologia de contato via webconvite, além de contatos telefônicos com os representantes dos setores envolvidos com gestão de resíduos, além de convite para as comunidades acadêmicas de cada região. Dessa forma, durante essa etapa, 549 atores sociais participaram das Conferências.
Em sua fala, o professor Dr. Renato Siman, explicou que o PERS é fundamental para o mapeamento das áreas degradadas devido à inadequada disposição de resíduos sólidos e a compilação das informações em banco de dados, que servirão para a elaboração de ações de recuperação. Além disso, o Plano irá identificar os arranjos territoriais entre municípios, contíguos ou não, com o objetivo de compartilhar serviços ou atividades de interesse comum.
O Subsecretário da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Elber dos Reis Tesch, esteve presente em todas as Conferências e destacou que vivemos um importante momento histórico, marcado pela elaboração do PERS-ES e pelos desafios para estabelecer a política de resíduos sólidos no ES. Entretanto, reafirmou o comprometimento da Seama e convocou a todos para participar neste momento histórico em nosso estado.
As Conferências aconteceram em dois momentos. Pela manhã a divulgação do diagnóstico e a tarde, foi realizado a apresentação do prognóstico, onde todos participantes eram convidados a emitir suas contribuições.
Portanto, o grande objetivo das Conferências era apresentar os programas, projetos e ações do PERS-ES, bem como expor a forma de construção do diagnóstico e o processo metodológico de análise de cenário para elaboração do prognóstico.
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