Lagesa comemora 7 anos de existência

O Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (LAGESA) foi instituído pela Portaria UFES nº 1310 em 09 de junho de 2014 e tem com o objetivo desempenhar atividades de apoio na elaboração de políticas públicas relacionados ao saneamento ambiental.

Ressalta-se que o saneamento ambiental é um conceito amplo e envolve o conjunto de ações técnicas e socioeconômicas que têm por objetivo melhorar e garantir a saúde pública e a salubridade ambiental, buscando promover e melhorar as condições de vida urbana e rural. As ações compreendem o abastecimento de água, o manejo de esgotos sanitários, de águas pluviais, de resíduos sólidos e emissões atmosféricas, o controle ambiental de vetores e reservatórios de doenças e do uso e ocupação do solo, a promoção sanitária e a prevenção e controle do excesso de ruídos.

Ao longo de seu tempo de atuação, o LAGESA foi responsável pela elaboração de 30 Planos Municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, pelo Plano Regional de Saneamento Básico do Condoeste, e pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Espírito Santo. Atualmente o Lagesa está revisando o Plano Municipal de Água e Esgoto e elaborando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de Cachoeiro de Itapemirim.

O laboratório também financia pesquisas e estudos científicos por meio de concessão de bolsas de estágio, mestrado e doutorado para alunos da UFES. Até o momento foram concluídas 26 dissertações de mestrado15 trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação e 8 trabalhos de conclusão de curso de graduação com financiamento do Lagesa. Além destes, 14 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado estão em andamento.

Nesses sete anos, 50 artigos já foram publicados, sendo 12 em revistas internacionais conceituadas e 1 capítulo de livro.