Lagesa publica livro sobre Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis
O livro "Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis: Inovações na Gestão" está disponível gratuitamente no formado ebook no site do Lagesa e da Editora Poisson.
O livro é a primeira obra inteiramente elaborada pelo Lagesa e versa sobre a atuação das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis (OCMR), que atuam na reciclagem de resíduos sólidos no Brasil. A obra foi produzida com recursos do Programa de Extensão nº 942 - Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos: da Coleta à Valorização, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e editado pela Editora Poisson.
O objetivo principal do livro é permitir que a organização das OCMR, como um negócio, melhore a proposta de valor ao cliente, de maneira que as tornem mais eficientes e consigam ter um posicionamento no mercado de reciclagem economicamente mais valorizado. O livro pode ser usado tanto de forma didática, com a apresentação de diferentes ferramentas de gestão e estudos de caso, como manual de referência para profissionais que desejam aplicar as ferramentas, modelos de referência e melhorias aplicáveis às atividades operacionais em OCMR.
A obra também é um importante instrumento de consolidação das informações disponíveis sobre as OCMR existentes no Estado do Espírito Santo e das pesquisas desenvolvidas pela Lagesa ao longo dos últimos 8 anos. Dividido em 5 capítulos, o livro apresenta:
- - Organização de Catadores de Materiais Recicláveis (OCMR): o que são OCMR, desafios na gestão, modelo de inovação para uma gestão moderna.
- - Governança e organização das atividades em OCMR: por qual motivo é importante, ferramentas utilizadas para a governança, aplicação da estrutura de governanças às OCMR.
- - Estrutura de atividades e matriz de prioridades aplicados nas OCMR: Estrutura de atividades, aplicação do método AHP nas organizações de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, modelo Estrutura de Atividades Operacionais nas organizações de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, matrizes de julgamento coletivo para as OCMR para ponderar e hierarquizar suas atividades operacionais.
- - Modelos de referência de atividades operacionais aplicáveis a OCMR: Processos em OCMR, Modelos de referência de atividades operacionais e os processos, seleção dos processos a serem modelados, análise, modelagem e otimização dos processos.
- - Melhorias aplicáveis às atividades operacionais em OCMR: as dificuldades de melhoria observadas, Lean thinking, aplicações.
A obra foi organizada pelas Professores Renato Ribeiro Siman, Luciana Harue Yamane, Roquemar de Lima Baldam e Lourenço Costa com participação dos autores José Carlos Martins Ramalho, Juliana Pardinho Tackla, Layara Moreira Calixto, Luciana Harue Yamane, Priscila Mendonça de Britto, Rafael Noronha Porto, Renato Meira de Sousa Dutra, Renato Ribeiro Siman, Roquemar de Lima Baldam, Sarina Francisca de Assis Lessa, Tânia Galavote e Thatiana Carvalho Coimbra.
Segundo os organizadores "as publicações sobre as organizações de catadores de materiais recicláveis com a visão no negócio que oferecem (produtos e serviços) são extremamente escassas e o conhecimento produzido sobre a governança corporativa das organizações brasileiras de catadores é insuficiente, assim como estudos sobre ferramentas de gestão capazes de serem usadas por esses entes associados nesse setor específico". Assim, o livro apresenta como diferencial a visão das OCMR como um negócio, e não como uma política de assistencialismo, e propõe soluções gerenciais que visam otimizar as atividades e processos, e consequentemente o posicionamento competitivo de mercado.
Acesse o livro completo clicando aqui.